TEMA GERADOR DO CONNECT ESCOLA 2014: Construindo a escola que queremos
SUBTEMA:
Família
PROJETO:
Eu e minha família na escola
Temas
transversais: Meio Ambiente, diversidade social, ética e cidadania,
valores sociais, solidariedade, diversão e lazer.
PROFESSORA:
Luziete Rodrigues Ferreira
PERÍODO DE DURAÇÃO: anual
INTRODUÇÃO
O
projeto “Eu e minha família na escola” propõe a valorização
do aluno como ser capaz de criticar e contribuir com a sociedade, da
família, levando em consideração as mudanças de papeis sociais
que refletem na formação da família atual, e regatando valores que
permeiam os relacionamentos familiares, o respeito ao próximo,
companheirismo, solidariedade, cooperação em casa e na escola,
consideração aos idosos.
O
projeto esta estruturado da seguinte forma: Justificava
Fundamentação teórica, objetivos gerais e específicos,
metodologias, e todos os procedimentos e recursos usados para obterem
os resultados esperados, além dos recursos didáticos variados,
áreas do conhecimento que se integram, avaliação e discrição e
todas as atividades propostas.
JUSTIFICATIVA
“Eu
e Minha Família na escola” é um projeto que visa garantir que o
aluno se reconheça como agente da sociedade, apto para criticar,
gerir, refletir, inventar, respeitar e ponderar suas escolhas, ideias
e teorias.
Através
de exercícios de cidadania, que levem ao autoconhecimento e
reconhecimento dos valores familiares e das praticas sociais ligadas
a atividades dinâmicas e interdisciplinares, esse aluno se percebera
como parte integrante do meio em que vive. Com essa ótica estarão
distribuídos temas transversais que entrarão no processo de ensino
aprendizagem concomitantemente com o andamento do projeto, essa
extensão de conteúdos somará novos conhecimentos e conceitos de
valores aos alunos, diante a uma pratica pedagógica inovadora e
globalizada.
É
através da efetuação do projeto que inúmeras capacidades serão
trabalhadas, tais como: varias atividades lúdicas, onde as crianças
desenvolverão suas habilidades e auto-estima, e reconhecerão
conceitos e valores acerca da sociedade que as cerca. A saber, que:
Cabe
ao professor a tarefa de individualizar as situações de
aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades
afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os
conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens
socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar
e oferecer uma gama variada de experiências que responda,
simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada
criança. (RCNEI 1998).
Fica
explicito então que é uma responsabilidade do professor essa noção
de “ser” da criança e ainda que ele possa a partir de situações
orientadas e intervenções intencionais estímulos ao
desenvolvimento social, funcional da mesma, é nesse aspecto que se
reforça a proposta de um projeto de identificação da criança, com
ênfase em experiências que o façam reconhecer seu nome, partes do
seu corpo ,da sua estrutura familiar e as diferenças no âmbito
social e cultural. E é com auxilio desse projeto que o professor
poderá ter êxito no processo de ensino aprendizado do aluno,
buscando um aluno mais autônomo e sabedor das suas características
e valores sociais.
OBJETIVO
GERAL
O
projeto “Eu e minha família na escola” tem como objetivo geral o
conhecimento global do ser humano, ou seja, o sujeito conhecendo seu
corpo, ampliando seus conceitos de higiene e saúde, descobrindo que
de maneira direta ou indiretamente que ele está presente na
sociedade, relacionando-se com pessoas diferentes, características
diferentes e que a partir dessas diferenças e de experiências com o
meio começam a criar valores e conceitos. E é promovendo essa
interação que os alunos, estabelecem conexões culturais,
familiares, e de auto estima que está o objetivo geral do projeto.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
- Reconhecer seu nome;
- Conhecer a historia do seu nome,
- Diferenciar diferentes tipos de famílias;
- Reconhecer suas características físicas e também seus direitos e deveres;
- Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo (autonomia)
- Resgatar os valores familiares;
- Identificar seu nome e data de aniversário;
- Pesquisar quem são sua parentela na árvore genealógica;
- Inserir a criança nas atividades, onde envolva deveres a ser cumpridos em sua família e na escola;
- Estreitar laços de afetividade que unam os membros da família;
- Aproximar a família do aluno ao trabalho que é desenvolvido pela escola no decorrer do ano levando a um envolvimento maior na vida da criança;
- Conhecer e reconhecer a formação da família;
- Refletir sobre os valores que devem fazer parte do convívio familiar: cooperação, respeito, solidariedade, paz, segurança, respeito, amor ao próximo, etc., para que esses valores sejam uma pratica cotidiana.
- Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
- Diferenciar os vários tipos de famílias e os membros que elas compõem;
- Identificar os tipos de família;
- Explorar linguagem oral e escrita através de leituras, contos e recontos;
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações em casa e na escola;
- Identificar a escola como espaço propiciador da valorização do indivíduo e da real função da identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar;
METODOLOGIA
O
projeto dará oportunidade para que os alunos conheçam melhor a si
mesmo e sua história, através de pesquisa e
podendo se aproximar mais de sua família, e consequentemente parte
integrante da escola. E através das observações diárias, de
leituras, brincadeiras, jogos, atividades direcionadas rodam de
conversa, e promovendo momentos em que o aluno se observe no espaço:
Na
sala de aula: realizar atividades de acordo com os diretos de
aprendizagem e os conteúdos selecionados no planejamento semestral.
Na
escola: passear pelas suas
dependências; conhecer funcionários; pesquisar a história da
escola; trabalhar com o nome da escola, com suas origens históricas;
desenhar a escola que
queremos. Inserir os
alunos em atividades onde possam apresentar ou representar temas que
fale sobre família, selecionar atividades para os alunos utilizarem
o laboratório de informática (contos, filmes pesquisas, poemas,
escritas dos nomes dos membros da família).
Em
casa: Através das tarefas de casa, e do projeto “Mala do
conto” proporcionar momentos de união e conhecimento com os
pais e demais responsáveis.
SEQÜÊNCIA
DIDÁTICA (família)
LITERATURA
INFANTIL – Livro: Um Amor de família
AUTOR:
Ziraldo
EDITORA:
Melhoramentos
OBJETIVO:
Contribuir e para a aquisição do gosto pela literatura infantil e
para os conhecimentos dos membros que compõe uma família.
Atividades
a serem trabalhadas com a leitura do livro.
- Explorar através do livro, capa, título, autor e editora;
- Atribuir graus de importância aos elementos da capa, observando desenho, cor e tamanho;
- Relacionar desenhos da capa e título;
- Descrever a cena da capa do livro levantando hipóteses;
- Trabalhar os sons das vogais presentes no título da história
- Reconhecer e ler as famílias silábicas que compõe o título da história e os membros da família.
- Reconhecer, grafar e quantificar as pessoas da capa do livro.
- Fazer desenhos livres e dirigidos da capa e de algumas páginas do livro.
- Identificar o grau de parentesco de cada personagem (quem é a avó?)
- Confeccionar Jogos da memória da família
- Moradia.
LEITURA
DO LIVRO NA SALA DE INFORMÁTICA COM O LINK:
RECURSOS
METODOLÓGICOS
- Diagnóstico da família;
- Painel com diferentes tipos de famílias;
- Filmes e livros infantis (chapeuzinho vermelho, Pinóquio, pingüins, procurando Nemo) e outro que tenham relação com a família e tipos diferentes de família;
Avaliação:
A
avaliação ocorrerá diariamente, através da análise do desempenho
da criança e de aspectos característicos de seu processo de
aprendizagem em cada uma das áreas de conhecimento, respeitando o
seu desenvolvimento nos aspectos físico – motor, emocional,
intelectual e social.
Referência
bibliográfica
HERNANDEZ,
Fernando. A Organização do currículo por projetos de trabalho.
Traduzido por Jussara Haubert Rodrigues. 5ª ed. Porto Alegre:
ArtMed, 1998.
BARBOSA,
Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça. Projetos pedagógicos
na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação
infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria
de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: Il
Brasil.
Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica.
Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil /
Brasília, DF, 2006.
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