segunda-feira, 17 de março de 2014

Eu e minha família na escola

TEMA GERADOR DO CONNECT ESCOLA 2014: Construindo a escola que queremos
SUBTEMA: Família

PROJETO: Eu e minha família na escola

Temas transversais: Meio Ambiente, diversidade social, ética e cidadania, valores sociais, solidariedade, diversão e lazer.

PROFESSORA: Luziete Rodrigues Ferreira


PERÍODO DE DURAÇÃO: anual

INTRODUÇÃO
O projeto “Eu e minha família na escola” propõe a valorização do aluno como ser capaz de criticar e contribuir com a sociedade, da família, levando em consideração as mudanças de papeis sociais que refletem na formação da família atual, e regatando valores que permeiam os relacionamentos familiares, o respeito ao próximo, companheirismo, solidariedade, cooperação em casa e na escola, consideração aos idosos.
O projeto esta estruturado da seguinte forma: Justificava Fundamentação teórica, objetivos gerais e específicos, metodologias, e todos os procedimentos e recursos usados para obterem os resultados esperados, além dos recursos didáticos variados, áreas do conhecimento que se integram, avaliação e discrição e todas as atividades propostas.

JUSTIFICATIVA
Eu e Minha Família na escola” é um projeto que visa garantir que o aluno se reconheça como agente da sociedade, apto para criticar, gerir, refletir, inventar, respeitar e ponderar suas escolhas, ideias e teorias.
Através de exercícios de cidadania, que levem ao autoconhecimento e reconhecimento dos valores familiares e das praticas sociais ligadas a atividades dinâmicas e interdisciplinares, esse aluno se percebera como parte integrante do meio em que vive. Com essa ótica estarão distribuídos temas transversais que entrarão no processo de ensino aprendizagem concomitantemente com o andamento do projeto, essa extensão de conteúdos somará novos conhecimentos e conceitos de valores aos alunos, diante a uma pratica pedagógica inovadora e globalizada.
É através da efetuação do projeto que inúmeras capacidades serão trabalhadas, tais como: varias atividades lúdicas, onde as crianças desenvolverão suas habilidades e auto-estima, e reconhecerão conceitos e valores acerca da sociedade que as cerca. A saber, que:

Cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança. (RCNEI 1998).

Fica explicito então que é uma responsabilidade do professor essa noção de “ser” da criança e ainda que ele possa a partir de situações orientadas e intervenções intencionais estímulos ao desenvolvimento social, funcional da mesma, é nesse aspecto que se reforça a proposta de um projeto de identificação da criança, com ênfase em experiências que o façam reconhecer seu nome, partes do seu corpo ,da sua estrutura familiar e as diferenças no âmbito social e cultural. E é com auxilio desse projeto que o professor poderá ter êxito no processo de ensino aprendizado do aluno, buscando um aluno mais autônomo e sabedor das suas características e valores sociais.

OBJETIVO GERAL
O projeto “Eu e minha família na escola” tem como objetivo geral o conhecimento global do ser humano, ou seja, o sujeito conhecendo seu corpo, ampliando seus conceitos de higiene e saúde, descobrindo que de maneira direta ou indiretamente que ele está presente na sociedade, relacionando-se com pessoas diferentes, características diferentes e que a partir dessas diferenças e de experiências com o meio começam a criar valores e conceitos. E é promovendo essa interação que os alunos, estabelecem conexões culturais, familiares, e de auto estima que está o objetivo geral do projeto.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Reconhecer seu nome;
  • Conhecer a historia do seu nome,
  • Diferenciar diferentes tipos de famílias;
  • Reconhecer suas características físicas e também seus direitos e deveres;
  • Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo (autonomia)
  • Resgatar os valores familiares;
  • Identificar seu nome e data de aniversário;
  • Pesquisar quem são sua parentela na árvore genealógica;
  • Inserir a criança nas atividades, onde envolva deveres a ser cumpridos em sua família e na escola;
  • Estreitar laços de afetividade que unam os membros da família;
  • Aproximar a família do aluno ao trabalho que é desenvolvido pela escola no decorrer do ano levando a um envolvimento maior na vida da criança;
  • Conhecer e reconhecer a formação da família;
  • Refletir sobre os valores que devem fazer parte do convívio familiar: cooperação, respeito, solidariedade, paz, segurança, respeito, amor ao próximo, etc., para que esses valores sejam uma pratica cotidiana.
  • Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
  • Diferenciar os vários tipos de famílias e os membros que elas compõem;
  • Identificar os tipos de família;
  • Explorar linguagem oral e escrita através de leituras, contos e recontos;
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações em casa e na escola;
  •  Identificar a escola como espaço propiciador da valorização do indivíduo e da real função da identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar;
METODOLOGIA
O projeto dará oportunidade para que os alunos conheçam melhor a si mesmo e sua história, através de pesquisa e podendo se aproximar mais de sua família, e consequentemente parte integrante da escola. E através das observações diárias, de leituras, brincadeiras, jogos, atividades direcionadas rodam de conversa, e promovendo momentos em que o aluno se observe no espaço:
Na sala de aula: realizar atividades de acordo com os diretos de aprendizagem e os conteúdos selecionados no planejamento semestral.
Na escola: passear pelas suas dependências; conhecer funcionários; pesquisar a história da escola; trabalhar com o nome da escola, com suas origens históricas; desenhar a escola que queremos. Inserir os alunos em atividades onde possam apresentar ou representar temas que fale sobre família, selecionar atividades para os alunos utilizarem o laboratório de informática (contos, filmes pesquisas, poemas, escritas dos nomes dos membros da família).

Em casa: Através das tarefas de casa, e do projeto “Mala do conto” proporcionar momentos de união e conhecimento com os pais e demais responsáveis.
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA (família)
LITERATURA INFANTIL – Livro: Um Amor de família
AUTOR: Ziraldo
EDITORA: Melhoramentos
OBJETIVO: Contribuir e para a aquisição do gosto pela literatura infantil e para os conhecimentos dos membros que compõe uma família.

Atividades a serem trabalhadas com a leitura do livro.
  • Explorar através do livro, capa, título, autor e editora;
  • Atribuir graus de importância aos elementos da capa, observando desenho, cor e tamanho;
  • Relacionar desenhos da capa e título;
  • Descrever a cena da capa do livro levantando hipóteses;
  • Trabalhar os sons das vogais presentes no título da história
  • Reconhecer e ler as famílias silábicas que compõe o título da história e os membros da família.
  • Reconhecer, grafar e quantificar as pessoas da capa do livro.
  • Fazer desenhos livres e dirigidos da capa e de algumas páginas do livro.
  • Identificar o grau de parentesco de cada personagem (quem é a avó?)
  • Confeccionar Jogos da memória da família
  • Moradia.
LEITURA DO LIVRO NA SALA DE INFORMÁTICA COM O LINK:

RECURSOS METODOLÓGICOS
  • Diagnóstico da família;
  • Painel com diferentes tipos de famílias;
  • Filmes e livros infantis (chapeuzinho vermelho, Pinóquio, pingüins, procurando Nemo) e outro que tenham relação com a família e tipos diferentes de família;
Avaliação:
A avaliação ocorrerá diariamente, através da análise do desempenho da criança e de aspectos característicos de seu processo de aprendizagem em cada uma das áreas de conhecimento, respeitando o seu desenvolvimento nos aspectos físico – motor, emocional, intelectual e social.


Referência bibliográfica
HERNANDEZ, Fernando. A Organização do currículo por projetos de trabalho. Traduzido por Jussara Haubert Rodrigues. 5ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: Il

Brasil. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil / Brasília, DF, 2006. 

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